2011 - Ano da Itália no Brasil - Obras de Leonardo da Vinci no MARGS


A Arte de LEONARDO DA VINCI (1452 - 1519) será exibida no MARGS em 2011, dentro das comemorações do Ano da Itália no Brasil



Porto Alegre receberá em breve uma mostra inédita de um dos maiores gênios da história: Leonardo Da Vinci. As obras serão expostas em 2011, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em ação conjunta do Governo do Estado e da Itália.

O conjunto de obras de Da Vinci iniciará as comemorações do Ano da Itália no Brasil em solo gaúcho. São cinco quadros a óleo, 12 desenhos, 11 anotações e seis máquinas do artista, além de 16 telas de pintores que seguiram a mesma escola. O curador da exposição será o professor Claudio Strinati, superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Roma. Outros seis serão curadores-adjuntos. Até agosto, a administração gaúcha formalizará o termo de compromisso com o Governo da Itália.


Entre as ações previstas, o Margs fará parcerias com universidades para a organização de seminários e fóruns sobre a importância da obra de Da Vinci. "Como a região Sul tem o maior número de descendentes italianos fora da Itália, o Governo do país europeu aceitou a ideia de trazer as obras", explica Prestes. "Ele foi um artista que influenciou outros e foi um dos responsáveis pela evolução da humanidade", acrescenta. Da Vinci nasceu em 1452 e também se destacou como cientista, matemático e engenheiro.

Fonte: Redação revista eletrônica Oriundi

Confira algumas obras que serão expostas no Margs:

A VIRGEM DAS ROCHAS (1483 - 1486)


ESTUDO PARA A ADORAÇÃO DOS MAGOS (1481 - 1482)


ANJOS E PAISAGEM (detalhe de BATISMO DE JESUS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Pasqua in Brasile

PANDORO - mais uma delícia italiana no Brasil